Os sistemas On-grid e Off-grid são duas diferentes configurações de sistemas solares fotovoltaicos, que têm diferenças significativas em termos de funcionamento e objetivos.
Sistemas fotovoltaicos On-grid.
São sistemas em sua concepção e execução conectados à rede elétrica convencional, ou seja, a rede da concessionária.
Eles produzem eletricidade durante o dia, que é injetada na rede elétrica e utilizada pelo consumidor ou enviada para a concessionária gerando créditos que podem ser consumidos a noite.
Os sistemas On-grid são ideais para quem deseja reduzir suas contas de energia sem precisar se preocupar com o armazenamento da energia.
Os sistemas fotovoltaicos On-grid são compostos por alguns componentes principais, incluindo:
- Painéis solares:
Os painéis solares são a os equipamentos responsáveis pela captação e transformação da energia solar em energia elétrica continua, que é levada por meio de cabos solares até os inversores ou microinversores. - Inversor string ou Microinversor:
Os inversores ou microinversores são os equipamentos responsáveis por converter a corrente contínua produzida pelos painéis solares em corrente alternada, que é o tipo de energia utilizado em nossas casas. Os inversores string ficam localizados em uma área dentro da casa ao ponto que os microinversores ficam instalados junto as placas fotovoltaicas. - Medidor bi-direcional:
O medidor bi-direcional é o equipamento que mede a quantidade de energia produzida pelo sistema e a quantidade de energia utilizada pela casa, registrando o consumo e os créditos para a futura leitura da concessionária.
Sistemas fotovoltaicos Off-grid.
Esse já são sistemas que não estão conectados à rede elétrica convencional. Eles produzem eletricidade durante o dia, mas precisam armazená-la para uso noturno ou em momentos de pouca insolação.
Estes sistemas geralmente usam baterias para armazenar a eletricidade produzida e a dispensam quando necessário.
Os sistemas Off-grid são ideais para locais remotos ou regiões sem acesso à rede elétrica convencional.
Os sistemas fotovoltaicos Off-grid são compostos por alguns componentes principais, incluindo:
- Painéis solares:
Os painéis solares são a os equipamentos responsáveis pela captação e transformação da energia solar em energia elétrica continua (DC), que é levada por meio de cabos solares até o controlador de carga ou conversor. - Controlador de carga ou conversor:
O controlador de carga ou conversor controla a geração e armazenamento da energia gerada em corrente contínua (DC) junto ao banco de baterias do sistema. - Baterias de armazenamento de energia:
As baterias de armazenamento de energia são equipamentos muito importantes para os sistemas offgrid. O banco de baterias tem a função de armazenar a energia produzida e de alimentar o consumo quando necessário. Durante o dia, os conversores fazem a função de entregar para as baterias a energia produzida pelas placas, que a armazena, já durante a noite, ou em condições de pouca luz solar, os inversores tem a função de converterem a energia armazenada pelas baterias em corrente alternada, consumida pela casa ou estabelecimento onde esta conectado. - Inversores:
O inversor é um equipamento elétrico que tem a finalidade de converter a corrente contínua (DC) armazenada nas baterias em corrente alternada (AC) consumida pela casa ou local de utilização.
Em resumo, a principal diferença entre os sistemas On-grid e Off-grid é a forma de conexão com a rede elétrica convencional. Os sistemas On-grid são mais simples e convenientes, enquanto os sistemas Off-grid requerem mais equipamentos e gerenciamento, mas oferecem mais independência em relação à rede elétrica.
Por isso é sempre importante e necessário que você peça para um engenheiro eletricista te ajudar a dimensionar de forma correta o seu sistema fotovoltaico, criando o projeto e te ajudando com toda a documentação necessária para a correta homologação do seu sistema junto a concessionária.